Concursos de Miss, “rivalidade feminina” e a fobia de mulher bonita

Elle_Driver___Wallpaper_by_demonika
– É assim que a Josefina vê a Genoveva.

Estava assistindo à chamada do concurso de Miss Brasil que passava na tevê de um lugar onde eu almoçava. Comentei com a colega de trabalho que me fazia companhia: feministas queimam sutiã, homens protestam dizendo que “tudo agora é machismo porque tá na moda”, e o concurso de Miss Brasil continua lá. Retomarei este assunto mais adiante…
Certo dia, há muito tempo, colocaram uma modelo de propaganda de cerveja para ficar parada “enfeitando” uma festa promovida pela mesma marca. Não havia ido à festa, mas amigas me mostraram a foto da mulher (sozinha, ninguém se atreveu a tirar foto do lado dela) dizendo, de maneira bem engraçada, quão incômoda era sua presença naquele lugar. Por mais maquiadas que estivessem, pareciam um palhaço diante da moça. E o assunto na mesa dos homens também foi, durante horas, a tal mulher (e não a mocinha que eles haviam beijado no mesmo dia). Ao lado, cabisbaixa, a antiga “mais bonita da turma”, relegada ao esquecimento e à obsolescência (algo como a Miss do ano anterior).
Para você que não foi empático e quer entender melhor a sensação, imagine uma mulher (a chamarei “Josefina”), feia, bonita desarrumada ou somente “não tão bonita assim”, encontra uma moça especialmente bonita, cintilante e arrumada (a chamarei “Genoveva”). Automaticamente, a cena que se passa na cabeça da Josefina é a seguinte: a Genoveva logo se transforma em um dragão cuspidor de fogo, que vai devorar o mocinho que a Josefina ficou planejando encontrar durante toda a semana. A maquiagem da Josefina, cuidadosamente planejada, rapidamente escorre e se transforma em rugas peludas, concomitantemente ao crescimento de seu nariz. Nascem bigodes também. O que a Josefina faz?

a) Diz que a Genoveva tem bigodes também (e a Josefina nem sequer os tem de verdade). Se alivia com isso.
b) Chega à conclusão, igualmente aliviante, que a Genoveva é chata, burra ou metida. “Deu pra perceber do jeito que ela piscou o olho!”
c) Faz um comentário para a amiga sobre a unha encravada da Genoveva, que evidencia o quanto ela é horrorosa. A amiga, também assustada, concorda plenamente.
d) Chora e vai pra casa tomar sorvete.
e) Beija a Genoveva, afinal ela é uma gata mesmo.

Acontece que mulher bonita causa medo a outras mulheres. Estamos constantemente sendo comparadas e nos comparando com as outras, e isto acontece de maneiras explícitas ou muito sutis.
Algumas maneiras sutis são quando um homem diz em voz alta que “fulana é a mais bonita da faculdade” ou quando uma mulher comenta o vídeo da Bunda da Paolla Oliveira (sim, em maiúscula, pois é nome próprio)dizendo que perdeu a vontade de comer pão depois de assisti-lo.
Uma maneira explícita é elencar as mulheres mais bonitas progressivamente excluindo as menos bonitas até que uma seja eleita (e todas as outras bilhões de mulheres do mundo, classificadas abaixo dela). É como uma versão profissional da listinha Top de Meninas do colegial e todos refletem um mesmo hábito de objetificar mulheres e classificá-las de acordo com o grau de desejo que são capazes de provocar. A pergunta sobre a paz mundial é só pra disfarçar: nunca vi nenhuma delas emitir nenhuma opinião polêmica ou demasiadamente inteligente, não porque não possam ser capazes, mas porque isso não seria desejável.

Obs.: Sim, há outras alternativas além das cinco listadas acima para lidar com a beleza de outra mulher, embora a última, dependendo do caso, possa ser uma alternativa viável.

IMG-20140419-WA0000Daniela Torres é mestre em psicologia pela FFCLRP-USP, psicóloga clínica e da prefeitura de Ribeirão Preto (NASF).

Deixe um comentário